Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaMenezesDaCosta_tcc.pdf488,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo
Autor(es): Costa, Priscila Menezes da
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Alfabetização
Letramento
Surdos - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: COSTA, Priscila Menezes da. Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar como se configura o processo de alfabetização e letramento de deficientes auditivos em escola regular, quais crenças permeiam as práticas dos profissionais envolvidos nesse processo, bem como verificar quais estratégias estão sendo utilizadas e quais podem auxiliar de maneira significativa para a otimização desse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma entrevista com especialista em educação de surdos que atua na alfabetização dos mesmos e que possui grande experiência na área, a análise documental do PPP da escola em que a docente atua, no intuito de verificar se a inclusão é realizada nos mesmos moldes em que é expressa e como a mesma é expressa no documento, além de visita a unidade escolar que atende aos alunos surdos. A entrevista concedida pela docente foi analisada em categorias o que permitiu avaliar as práticas, as concepções e a crenças que os profissionais carregam a respeito da educação de surdos. Faz-se necessário desmistificar esse processo sem ignorar sua alta complexidade, mas trabalhando com reais possibilidades, vantajosas para os profissionais e para os alunos que apresentam surdez.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons