Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RamilsonXavierDosSantos_tcc.pdf682,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de inclusão do aluno com deficiência auditiva em uma escola da rede municipal de ensino
Autor(es): Santos, Ramilson Xavier dos
Orientador(es): Faria, Fernanda Cupolillo Miana de
Assunto: Pessoas com deficiência - educação
Surdos - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: SANTOS, Ramilson Xavier dos. O processo de inclusão do aluno com deficiência auditiva em uma escola da rede municipal de ensino. 2015. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho monográfico constitui-se como resultado de um estudo voltado para o processo de inclusão do aluno com deficiência auditiva, desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino, instituição esta que consta de apenas uma matrícula de aluno com surdez. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações, com o fim de investigar como se dava o processo de inclusão do aluno surdo na unidade escolar em questão. O trabalho contém informações pertinentes ao processo de inclusão, podendo servir de suporte para enriquecer e ressignificar os conhecimentos de futuros pesquisadores com interesse na temática. Mediante realização da pesquisa, foi possível chegar a alguns resultados no que diz respeito ao processo de inclusão do aluno com surdez, a exemplo da falta de profissionais para prestar-lhe um atendimento educacional especializado; a dificuldade de comunicação existente entre aluno, professor e colegas; a falta de qualificação dos professores na área de inclusão; a ausência de um intérprete de Libras, dentre outros fatores.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons