Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15829
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ReginaDeJesusDosSantos_tcc.pdf773,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de inclusão de um aluno com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor : um estudo de caso
Autor(es): Santos, Regina de Jesus dos
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Educação inclusiva
Crianças - desvios do desenvolvimento
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: SANTOS, Regina de Jesus dos. Processo de inclusão de um aluno com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: um estudo de caso. 2015. 40 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão nos ajuda a construir uma sociedade mais democrática e solidária, onde todos sejam valorizados pelas suas capacidades, e não há espaço melhor que a escola para consolidar esse projeto de mundo, refletindo sobre as questões de uma escola de qualidade para todos, sem distinção, incluindo alunos e professores através da perspectiva sociocultural. O presente trabalho teve como objetivo mostrar um pouco sobre o processo de inclusão de um aluno com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor, em uma escola municipal na cidade de Guanambi, Bahia. A metodologia utilizada no trabalho foi sob a perspectiva qualitativa e método de estudo de caso. Participaram desta pesquisa: um aluno (sujeito do estudo), de 13 anos e cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, que além da instituição em que estuda, frequenta a sala multifuncional de outra escola e é atendido pelo CREIO do município; a Diretora da escola pesquisada; a professora que atende o aluno, e a mãe do aluno. Foram realizadas entrevistas com estes participantes. A partir da análise dos dados obtidos durante a pesquisa, conclui-se que ainda necessita de muitas mudanças para que a inclusão escolar possa favorecer realmente aos alunos com necessidade educacionais especiais, principalmente no que diz respeito à estrutura física da escola e a qualificação profissional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons