Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarciaValeNascimentoOliveira_tcc.pdf704,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de aluno, família e professora sobre as barreiras arquitetônicas na escola
Autor(es): Oliveira, Márcia Nascimento
Orientador(es): Rengifo Herrera, Francisco José
Assunto: Inclusão escolar
Escolas - edifícios
Instalações escolares
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: OLIVEIRA, Márcia Nascimento. Percepção de aluno, família e professora sobre as barreiras arquitetônicas na escola. 2015. 30 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa que tem como tema a percepção de aluno, família e professora sobre as barreiras arquitetônicas na escola, tem por objetivo geral conhecer como usuários significam sua mobilidade em uma escola inclusiva. Com metodologia qualitativa, optou-se por utilizar uma entrevista semiestruturada onde os principais resultados ressaltam a dificuldade da aluna em vivenciar a inclusão a partir da falta de estrutura física da escola, ou seja, das barreiras arquitetônicas. Diante destas considerações, conclui-se que a acessibilidade mediante a infraestrutura, com aspectos que permeiam a afetividade, onde o bom relacionamento dos professores com a aluna tem contribuído para a questão física e material do acesso, apresentado pela conquista do desejo de aprender, respeitando suas individualidades, criando ambientes mais agradáveis e propícios para a aprendizagem e práticas físicas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons