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https://bdm.unb.br/handle/10483/15822
Título: | Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas |
Autor(es): | Martins, Marcela Alves |
Orientador(es): | Raposo, Mírian Barbosa Tavares |
Assunto: | Educação inclusiva Professores de educação especial |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | MARTINS, Marcela Alves. Inclusão qualitativa através de acessibilidade pedagógica nas práticas educativas. 2015. 36 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esse estudo teve por objetivo compreender de que forma a acessibilidade pedagógica vem se desenvolvendo nas práticas educacionais, de maneira que possa contribuir para a inclusão dos alunos com deficiência, favorecendo o seu desenvolvimento e aprendizagem. Foi aplicado um questionário com professores do ensino fundamental da rede Municipal da Cidade de Barretos - SP. A análise foi realizada com base nos conceitos apresentados pela fundamentação teórica com gráficos comparativos e transcrição na íntegra das respostas dos questionários. Os resultados demonstram que os professores abordam, sobremaneira, a necessidade de formações capazes de orientá-los sobre os recursos de acessibilidade a serem utilizados em suas práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Em suas contribuições verifica-se a dificuldade em compreender a importância de práticas pedagógicas acessíveis para a inclusão qualitativa dos alunos com deficiência, bem como a conceituação adequada da perspectiva inclusiva. Faz-se necessário intensificar a interlocução entre especialistas e professores da sala regular, para um planejamento educativo inclusivo com acessibilidade pedagógica nas práticas educativas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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