Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NelyMariaPereiraAndrade_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Família e escola em parceria na inclusão do aluno com Síndrome de Down
Autor(es): Andrade, Nely Maria Pereira
Orientador(es): Rossato, Maristela
Martins, Luiz Roberto Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Down, Síndrome de
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: ANDRADE, Nely Maria Pereira. Família e escola em parceria na inclusão do aluno com Síndrome de Down. 2015. 46 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente Monografia objetivou a realização de um trabalho de pesquisa envolvendo o conhecimento a respeito da Inclusão e Direitos Humanos e o estudo de caso de um aluno com Síndrome de Down, matriculado em uma escola pública, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. Partindo da constatação de que a parceria com a família é relevante no processo de ensino e que a escola precisa promover a inclusão de forma significativa, o motivo gerador desta pesquisa foi a observação da ausência da família na escola e da necessidade de conhecer os mecanismos que contribuem para que o aluno seja, de fato, incluso. Neste contexto estruturou-se um estudo a partir da trajetória da inclusão no Brasil, das particularidades da Síndrome de Down, do funcionamento do Programa de Atendimento Educacional na Escola – AEE, com intuito de compreender a relevância da participação da família na viabilização do processo da inclusão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise de documentos do aluno, relato oral da Professora regente, por observação do aluno no ambiente escolar e familiar e pelas concessões de entrevistas realizadas com a mãe, com a Professora da Sala de Recursos Multifuncionais e com a Coordenadora do AEE (Atendimento Educacional Especializado). É possível concluir que a família é uma importante aliada no desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down e que a escola deve promover recursos que promovam essa parceria.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons