Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizaMartinsCosta_tcc.pdf839,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acessibilidade cultural : os sentidos subjetivos de atividades, projetos e intervenções artísticas e/ou culturais para professores e professoras de escolas inclusivas
Autor(es): Costa, Luiza Martins
Orientador(es): Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Sousa
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Acessibilidade cultural
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: COSTA, Luiza Martins. Acessibilidade Cultural: os sentidos subjetivos de atividades, projetos e intervenções artísticas e/ou culturais para professores e professoras de escolas inclusivas. 2015. 31 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Brasília, 2015.
Resumo: A arte é uma das expressões humanas mais antigas e expressa a cultura e o valor de um povo assim como evidencia o modo de pensar, ver e transformar o mundo de determinada sociedade. A inserção de projetos e atividades culturais e artísticas no ambiente escolar pode proporcionar a ressignificação e abertura para novos conhecimentos, a descoberta e desenvolvimento de habilidades e demonstração de sentimentos. Este estudo busca compreender os sentidos e significados de atividades, projetos e intervenções artísticas e/ou culturais para professores e professoras de escolas inclusivas no Distrito Federal. Participaram da pesquisa três professores da rede pública que trabalham em sala inclusiva e não atuam na disciplina de artes. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada. A construção da análise se orientou pelas zonas de sentido da epistemologia qualitativa. Os resultados apontaram que ainda há desafios para a implementação da inclusão escolar e que o acesso às artes pelo contexto escolar é desprezado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons