Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LilianeGomesZorzam_tcc.pdf703,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.advisorMartins, Luiz Roberto Rodrigues-
dc.contributor.authorZorzam, Liliane Gomes-
dc.identifier.citationZORZAM, Liliane Gomes. A necessidade do psicomotricista nas escolas públicas: cenário e tendências atuais na inclusão escolar. 2015. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresenta a psicomotricidade como mais uma possibilidade de melhorarmos o trabalho nos anos iniciais escolares e na inclusão social. Este profissional nas escolas trabalharia com foco no desenvolvimento psicomotor das crianças com NEE ou não, relacionando as dificuldades de cada um e a alfabetização. Este trabalho traz contribuições teóricas existentes sobre a função deste profissional e a sua inserção em escolas, desenvolvendo um trabalho multidisciplinar e diferenciado em prol do bem comum de uma inclusão séria e compromissada no aprender. A pesquisa tem por objetivo identificar como os professores percebem a importância da psicomotricidade no ambiente escolar inclusivo. Como metodologia foi elaborada uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestrutura com professores de uma escola pública do município de Ipatinga, Minas Gerais. A partir das respostas apresentadas, verifica-se que a educação psicomotora traz melhor desempenho para os infantes, desenvolve, através das atividades psicomotoras, melhora desenvolvimento físico motor, auxiliando na aprendizagem e nas capacidades perceptivas e motoras do sujeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordNecessidades especiaispt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordPsicomotricidadept_BR
dc.titleA necessidade do psicomotricista nas escolas públicas : cenário e tendências atuais na inclusão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-18T18:11:22Z-
dc.date.available2017-01-18T18:11:22Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15799-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons