Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1579
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf338,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
Autor(es): Araújo, Marcos Alberto Andrade de
Bezerra, Ricardo Sérgio Maia
Orientador(es): Sant'Anna, José Alex
Assunto: Acidentes aéreos
Meteorologia aeronáutica
Previsão do tempo
Aeronáutica - medidas de segurança
Data de apresentação: 29-Mar-2007
Data de publicação: 15-Mar-2011
Referência: ARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A presente monografia é parte dos requisitos necessários á obtenção do grau de Especialista em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília – DF, Brasil. Esta pesquisa aborda a “Redução dos Acidentes Aeronáuticos no Brasil ocasionados por Fenômenos Meteorológicos” e inicialmente descreve a importância do transporte aéreo e o problema de se aprimorar o conhecimento sobre as condições meteorológicas perigosas que afetam a segurança e economia do vôo das aeronaves. Ademais, o foco deste estudo é saber o por quê do percentual de cerca de 23% do numero de acidentes aeronáuticos, manter-se aproximadamente, constante; da década de setenta até os anos de 2006, apesar da diminuição do percentual de acidentes aéreos no Brasil e do desenvolvimento aeronáutico. A pesquisa retrata um breve histórico e evolução da aviação aérea no mundo e no Brasil, cita os conceitos de acidentes e incidentes aeronáuticos, segundo as normas da Organização de Aviação Civil Internacional – OACI e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA do Comando da Aeronáutica e Ministério da Defesa, e relata sobre o maior acidente aeronáutico no mundo, em numero de perdas humanas, o de Tenerife – Ilhas Canárias – Leste da África e no Brasil outro que foi destaque de jornais, ocorrido no estado de São Paulo, o do grupo musical Mamonas Assassinas. O estudo relata os principais fenômenos meteorológicos que afetam a segurança do transporte aéreo e como esses fenômenos são previstos pelos Centros Meteorológico Mundiais e Regional no Brasil e como esta informação fica disponível ao piloto. Finalmente, esta pesquisa concluiu que, dentre outras, a informação meteorológica aeronáutica, tais como as imagens obtidas por RADAR e por satélite meteorológico precisam ser disponibilizadas ao piloto em tempo real, mediante o desenvolvimento de sistemas aeronáuticos, em especial nas fases de aproximação e pouso das aeronaves, e se aprimorar a previsão de trovoada para região do aeródromo. Tais ações poderão reduzir o percentual de acidentes aeronáuticos causados por fenômenos meteorológicos.
Abstract: This study is a phase of requirements necessary to obtain of Specialized degree in Civil Aviation Manage in the University of Brasilia in Brazil. The research board the reduction of aeronautical accident by meteorological factors and in the first time, presents the air transport relevance and the necessity of improvement of the knowledge about meteorological conditions hazards to aviation. In addition, the research have the focus in this question: why the percentage number of 23% of the aeronautical accidents do not decrease, in spite of the total number of accidents having reduce in last decades, since 70’ years throughout 2006 year, in spite of the development of aviation. This study shows the history and evolution of aviation through the world and Brazil, and to report of concepts about incidents/accidents by International Civil Aviation Organization – ICAO and Air Space Department of Control - Brazil rules and register of the more important accident in the world in Canarias Islands in Tenerife – East Africa and another accident occurs in São Paulo – city in Brazil , with the rock band named Mamonas Assassinas, that have headlines in newspaper in that country. This research board the main meteorological systems that conditions hazards to aviation and with the World Area Forecast Centers to Aviation made forecast and vigilance about of this systems and the products to offers to pilot. Finally, the conclusion of this study is that, the meteorological information how RADAR and satellite imagery needs to show to pilot on board, in real time, trough aeronautics systems to development, in time of approach and landing phases of airplane, and improvement of forecast thunderstorm in the aerodrome region, for example the Nowcasting. This actions can will be reduce the percentage of aeronautical accidents come from of meteorological systems.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.