Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15783
Título: | O processo de inclusão de alunos com deficiência e a pedagogia da negação contida nos sistemas de ensino |
Autor(es): | Paulucy, Juliana Pedroso Oliveira |
Orientador(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Educação inclusiva Inclusão escolar Educação especial |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 18-Jan-2017 |
Referência: | PAULUCY, Juliana Pedroso Oliveira. O processo de inclusão de alunos com deficiência e a pedagogia da negação contida nos sistemas de ensino. 2015. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Pensar os impasses da Inclusão de alunos com deficiência no sistema de ensino decorrentes da pedagogia da negação é o objetivo dessa pesquisa. Percebe-se que a inclusão não se efetiva por imposições de leis, por isso é possível identificar as dificuldades por parte dos professores nas salas regulares dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse sentido, a proposta foi contribuir no esclarecimento do que é impeditivo para que a inclusão atinja seu propósito “de escola para todos”. O estudo foi aplicado no segundo semestre de 2015 tendo como sujeitos 10 professores de sala regular do Sistema de Ensino de Barretos, utilizando como instrumento um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados obtidos indicaram que embora os professores tenham conhecimento em torno do tema, estes ainda manifestam sutilmente posturas a possibilidade dos alunos estarem incluídos na escola comum. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons