Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15781
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaFariasNeres_tcc.pdf790,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Autor(es): Neres, Juliana Farias
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação especial
Deficiência intelectual
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: NERES, Juliana Farias. Prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2015. 44 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho tem como tema a prática docente e o direito à aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Procuramos compreender quais aspectos pedagógicos da ação docente contribuíram com a promoção do avanço qualitativo do processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, a partir da realidade de sala de aula de uma escola da Rede Pública de ensino da cidade de Malhada. Para a efetivação dessa pesquisa, optamos pela metodologia qualitativa, assim foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola. Nesse processo emergiram resultados relevantes: o de um trabalho no sentido de promover a qualificação dos professores, e a necessidade de elaboração de um currículo que possa oferecer ao educador estratégias de atendimento às necessidades do aluno com deficiência, como também da busca por material de apoio adequado para a realização do trabalho com esse público. Essas ações decorreriam de uma mudança de postura da escola, a qual deverá viabilizar estratégias pedagógicas, amparadas por um entendimento inovador acerca do processo de ensino-aprendizagem do aluno com Necessidades Educacionais Especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons