Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15771
Título: Incentivo à escolarização e à inclusão social de trabalhadores adultos e idosos como fortalecimento do bem-estar social e da educação ambiental na Horta Comunitária Girassol – São Sebastião/DF
Autor(es): Silva, Getúlio Francisco
Jorcelino, Tallyrand Moreira
Orientador(es): Silveira, Dimitri Assis
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1°,2° e 3 ° segmento : Diversidade na EJA - Educação Ambiental
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Inclusão social
Educação ambiental
Horta comunitária
Data de apresentação: Nov-2015
Referência: SILVA, Getúlio Francisco; JORCELINO, Tallyrand Moreira. Incentivo à escolarização e à inclusão social de trabalhadores adultos e idosos como fortalecimento do bem-estar social e da educação ambiental na Horta Comunitária Girassol – São Sebastião/DF. 2015. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A Horta Comunitária Girassol surgiu em 2004 em meio às dificuldades enfrentadas pela comunidade do bairro Morro Azul da cidade de São Sebastião, Distrito Federal. Atualmente é vinculada à Casa de Cultura e Educação Permanente de São Sebastião. O Projeto de Intervenção Local na Horta, localizada em local carente e excluído de benefícios e direitos, se justifica por meio de um trabalho de empoderamento em prol da melhoria de iniciativas que incentivam o desenvolvimento da horta em espaço público. Diante disso, este trabalho preza em fortalecer as organizações de adultos e idosos trabalhadores para influir no debate público e nas agendas políticas a partir da perspectiva de escolarização concomitante à formação profissional, no intuito de contribuir ao desenvolvimento de políticas públicas que contemplem as demandas de horta comunitária. Integra a horta adultos e idosos da comunidade de baixa renda, com idade entre 43 e 88 anos. Ao longo de dez anos vêm desenvolvendo ações de resgate da identidade e auto-estima, voltadas ao cultivo, à arte, a profissionalização, visando aprimorar competências e habilidades, dando-lhes a possibilidades de ampliar seus horizontes e perspectivas de futuro. Em parceria com instituições governamentais, recebem ações educativas e treinamentos, estimulando o trabalho voluntário na horta. O objetivo do trabalho é oportunizar a adultos e idosos, trabalhadores da Horta Comunitária Girassol, acesso à escolarização nos segmentos da Educação de Jovens e Adultos, e a conhecimentos pertinentes à educação ambiental e aos trabalhos que desenvolvem junto à horta, em uma perspectiva de formação profissional inicial e continuada, com a promoção de geração de trabalho e renda.
Abstract: La Huerta Comunitaria Girasol surgió en 2004 en medio a las dificultades enfrentadas por la comunidad del barrio Morro Azul de la ciudad de San Sebastián, Distrito Federal. En la actualidad está vinculada a la Casa de Cultura y Educación Continua de San Sebastián. El Proyecto de Intervención Local en la Huerta, que se encuentra en un área pobre y excluida de los beneficios y derechos, se justifica por un trabajo de empoderamiento con vistas a la mejoría de las iniciativas que fomenten el desarrollo de las huertas en el espacio público. Así, ese trabajo valora fortalecer las organizaciones de adultos y los trabajadores mayores para influir en los debates públicos y en las agendas políticas desde la perspectiva del proceso de escolarización simultáneo a la formación profesional, con el fin de contribuir al desarrollo de políticas públicas que atiendan las demandas de huertas comunitarias. Integran las huertas los adultos y trabajadores mayores de la comunidad de bajos ingresos, con edades comprendidas entre 43 y 88 años. A lo largo de diez años se han desarrollado acciones de rescate de la identidad y la autoestima, orientadas hacia los cultivos, al arte, a la profesionalización, con el objetivo de perfeccionar las habilidades y capacidades, dándoles las posibilidades de ampliar sus horizontes y perspectivas de futuro. En colaboración con las instituciones gubernamentales, reciben acciones educativas y capacitación, fomentando el trabajo voluntario en la huerta. El objetivo del trabajo es crear para los adultos y los ancianos, trabajadores de la Huerta Comunitaria Girasol, oportunidades de acceso a la escolarización en los segmentos de la Educación de Jóvenes y Adultos, y a los conocimientos concernientes a la educación ambiental y a los trabajos que se desarrollan en la huerta, en una perspectiva de formación profesional inicial y continua, con la promoción de generación de empleo y renta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GetulioFranciscoSilva _Tallyrand Moreira Jorcelino_tcc.pdf1.01 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons