Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseDeOliveiraPaula_tcc.pdf769,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação integral
Autor(es): Paula, José de Oliveira
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Educação integral
Educação integral - atividades complementares
Práticas educativas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: PAULA, José de Oliveira. Educação integral. 2015. 33 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho tem como objetivo mostrar que educação integral, mesmo estando em construção em nosso município de Ipatinga MG, tem dados suficientes para comprovar sua forma de cooperar no processo de educação plena para a cidadania. Suas ações contemplam os alunos do ensino regular e alunos com necessidades educacionais especiais. Participaram desta pesquisa a escola pública a da rede municipal e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipatinga – APAE, Associação Recreativa e Cultural de Ipatinga – USIPA e o Centro de Atendimento Multidisciplinar - CENAM que ofertam atividades no contraturno para alunos que interessam pela educação integral. O desenvolvimento do trabalho se deu no estudo de um aluno que é deficiente visual e participa ativamente da educação integral. Para análise dos dados, desenvolvemos entrevistas com professores, família e o aluno objeto da pesquisa. O resultado mostrou que as atividades auxiliaram o aluno até mesmo em competições em torneios com seus pares em Ipatinga. Por fim, observamos que apesar das dificuldades enfrentadas pelas escolas, as atividades propostas no contraturno têm contribuído para que a educação integral de fato aconteça.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons