Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15752
Título: | O papel do professor frente aos desafios da inclusão de aluno autista |
Autor(es): | Silva, Isailde Alves dos Santos |
Orientador(es): | Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza |
Assunto: | Educação inclusiva Autismo - educação especial Professores - prática profissional Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Isailde Alves dos Santos. O papel do professor frente aos desafios da inclusão de aluno autista. 2015. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo visa caracterizar os desafios do professor frente ao processo de inclusão de um aluno autista. Os dados analisados são provenientes de um questionário aplicado ao professor. Trata-se de uma pesquisa empírico-teórica tendo como base a
abordagem qualitativa. Os resultados principais apontam para o fato de que a professora, por não ter formação específica, tem seu trabalho bastante dificultado, o que, por sua vez, corrobora com o pensamento geral acerca da necessidade da educação continuada e especializada no ensino inclusivo. No caso específico, a desinformação profissional da docente se mostra como um fator determinante que dificulta desenvolver práticas pedagógicas inclusivas. Os dados também dão conta da falta de diálogo entre a professora regente, a professora do AEE e a família do aluno. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons