Título: | Transporte de produtos perigosos : diretrizes de regulação para embalagem |
Outros títulos: | Dangerous goods transportation policies of regulation for packing |
Autor(es): | Andrade Neto, José Nicodemos de Oliveira Netto, Sérgio Eduardo de |
Orientador(es): | Silva, Adyr da |
Assunto: | Substâncias perigosas - transportes Transporte aéreo de carga Substâncias perigosas - embalagens - legislação |
Data de apresentação: | 21-Out-2005 |
Data de publicação: | 14-Mar-2011 |
Referência: | ANDRADE NETO, José Nicodemos de; OLIVEIRA NETTO, Sérgio Eduardo de. Transporte de produtos perigosos: diretrizes de regulação para embalagem. 2005. 71 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Resumo: | O desenvolvimento econômico de uma sociedade conduz ao crescimento industrial de produtos perigosos e o transporte é uma atividade fundamental para possibilitar a movimentação desses materiais (Real, Márcia Mello-2000). Atualmente, o uso da embalagem para transporte de produtos perigosos no Brasil, em decorrência da insipiente regulação, e nas variações que ocorrem na aceitação das mesmas quando percorrem o trajeto da fábrica até seu destino final tem seu custo elevado, desestruturando a cadeia produtiva, fundamentada nos ganhos de competitividade. O desafio deste trabalho é o de propor diretrizes de regulação, em que a base seria que uma mesma embalagem seja aceita em todos os modais para o seu transporte. |
Abstract: | The industrial development is one of the most important aspects of the economic growth in modern Society. One of its consequences is the increase in the demand for transportation services of dangerous cargo (Real, Márcia Melo, 2000). The employment of packages in the transportation of dangerous cargo in recent years in Brazil, as a result of the inefficient regulation, and the occurrence of problems with the validation/legalization procedures of the shipments along its travel from the factories to the final destination, has increased the transportation costs, virtually disrupting the productive chain, which is highly based on competitive gains. The main challenge of this monograph is to suggest regulatory measures regarding the packing system of dangerous shipments in which the same package could be used and accepted in all modes of transportation. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação em Recursos Humanos em Transportes, 2005. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1574 |
Aparece na Coleção: | Gestão da Aviação Civil
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