Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15730
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabelCristinaMartinsLuciano_tcc.pdf3,85 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorLuciano, Isabel Cristina Santos Martins-
dc.identifier.citationLUCIANO, Isabel Cristina Santos Martins. A inclusão escolar de adolescentes egressos da medida socioeducativa de internação. 2015. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractSegundo dados do site da Fundação CASA atualmente cerca de 10 mil adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação. Em minha vivência, enquanto psicóloga em um centro de atendimento socioeducativo de internação, percebi que a pratica de atos infracionais estava ligada ao fracasso e evasão escolar, estando entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da conduta infracional. Essa experiência é corroborada por várias pesquisas. Conforme Teixeira (2011), a evasão escolar aumenta a criminalidade no Brasil em 51%. Reinserir o adolescente na escola após sua desinternação é condição vital para contribuir para sua ressocialização, garantir seus direitos, criar oportunidades e prevenir a reincidência infracional, porém essa inclusão escolar apresenta muitas dificuldades de ser de fato efetivada. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento sobre como esse processo ocorre, pesquisar quais são os fatores dificultadores sob a ótica de adolescentes egressos de medidas socioeducativas, e a partir dos dados colhidos estabelecer uma reflexão sobre fatores que podem facilitar essa inclusão escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.titleA inclusão escolar de adolescentes egressos da medida socioeducativa de internaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-16T11:24:40Z-
dc.date.available2017-01-16T11:24:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15730-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1According to the CASA Foundation site data currently about 10,000 teenagers meet socio-educational measure of internment. In my experience as a psychologist in a childcare service detention center notices that the practice of illegal acts is linked to failure and truancy, being among the main risk factors for the development of the infraction conduct, as noted economist Evandro Camargo Teixeira in his doctoral thesis presented at the Department of Economics, Management and Sociology of the Luiz de Queiroz College of Agriculture (ESALQ), USP, that truancy increases crime in Brazil by 51%. Reinserting the adolescent in school after his suspension of internment is a vital condition to contribute to their rehabilitation, guarantee their rights, create opportunities and prevent recurrence infraction, but this school inclusion presents many difficulties to be effective in fact. The objective of this study is to survey how this process occurs, search what are the limiting factors from the perspective of adolescents coming of social and educational measures, and from the data collected to establish a reflection on factors that can facilitate this school inclusion.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons