Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15726
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GesseliaBatistaDiasFernandes_tcc.pdf597,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alunos com necessidades educacionais especiais que apresentam dificuldade de aprendizagem e agressividade : causas e possíveis soluções
Autor(es): Fernandes, Gesselia Batista Dias
Orientador(es): Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Agressividade
Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: FERNANDES, Gesselia Batista Dias. Alunos com necessidades educacionais especiais que apresentam dificuldade de aprendizagem e agressividade: causas e possíveis soluções. 2015. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2015.
Resumo: Há uma ideia na noção da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygostsky que sugere que a dificuldade de aprendizagem pode ser superada mediante um diálogo entre o conhecimento do desenvolvimento da criança e um trabalho de intervenção direcionado e pensado para essa criança. Diante disso, esta monografia tem como tema os alunos com necessidades educacionais especiais que apresentam dificuldade de aprendizado e agressividade. Buscou-se as causas e possíveis soluções para este problema, ao mesmo tempo em que pesquisou-se a interligação entre alunos com deficiência, ou que apresentam sinais de Necessidades Educacionais Especiais, que apresentam dificuldade de aprendizagem e agressividade. Nota-se que muitos desses alunos não possuem laudos médicos que atestem sua condição de NEE, o que gera transtornos para direcionar o trabalho do professor e que estes alunos estão apenas integrados e não incluídos.
Abstract: There is an idea in the notion of Proximal Development Zone Vygostsky suggesting that learning difficulties can be overcome through dialogue between knowledge of child development and a targeted intervention work and thought to this child. Therefore, this monograph is themed students with special educational needs who have difficulty learning and aggressiveness. We sought the causes and possible solutions to this problem at the same time research the interconnection between students with disabilities, or who show signs of Special Educational Needs, which have difficulty in learning and aggressiveness. Note that many of these students have no medical reports attesting their status as SEN, which creates inconvenience to direct the teacher's work and that these students are only integrated and not included.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons