Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GilbertoPenhaDeAndrade_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O aprendizado do aluno com necessidades educacionais especiais por meio do uso da informática na escola
Autor(es): Andrade, Gilberto Penha de
Orientador(es): Rossato, Maristela
Martins, Luiz Roberto Rodrigues
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Tecnologia da informação e comunicação
Dislexia
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: ANDRADE, Gilberto Penha de. O aprendizado do aluno com necessidades educacionais especiais por meio do uso da informática na escola. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa teve como essencial preocupação identificar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC podem contribuir de maneira construtiva no ensino e aprendizagem dos alunos com dislexia. Também teve por objetivo contribuir para uma nova prática educativa feita pelos docentes envolvidos em processos que exigem uma pedagogia diferenciada no trabalho com alunos disléxicos. A investigação partiu do estudo sobre as características inerentes aos portadores de dislexia. Investigou-se também a informação pertinente e atualizada sobre as TIC’s e a inclusão de crianças disléxicas de modo a conhecer melhor a sensibilidade dos docentes na utilização das TIC em contextos de aprendizagem. Metodologicamente foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada tendo os resultados auferidos sido alvo de tratamento e análise. Perante os resultados obtidos é possível concluir que o aluno com dislexia em um contexto educacional inclusivo pode se desenvolver e interagir de maneira promissora, principalmente quando esse processo de inclusão se concebe em um Laboratório de Informática. As TIC’s possibilitam que alunos com essa deficiência intelectual possam fazer uma grande diferença na escola, quando existe uma interação professor-aluno que construa novas possibilidades para o seu aprendizado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons