Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranciscaHilderleneMacedo_tcc.pdf661,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições do AEE no desenvolvimento escolar de três alunos NEE do ensino fundamental I, em uma escola municipal em Porto Nacional - TO
Autor(es): Macedo, Francisca Hilderlene Gonçalves de Oliveira
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: MACEDO, Francisca Hilderlene Gonçalves de Oliveira. Contribuições do AEE no desenvolvimento escolar de três alunos NEE do ensino fundamental I, em uma escola municipal em Porto Nacional – TO. 2016. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve por tema analisar as contribuições do AEE- Atendimento Educacional Especializado e como se constituiu o desenvolvimento escolar de três alunos com NEE da escola Dr. Euvaldo Tomaz de Souza no Município de Porto Nacional - TO, cujo objetivo geral foi analisar o atendimento especializado ofertado tanto no trabalho do ensino regular quanto na da sala de recursos para favorecer a aprendizagem dos alunos. E como objetivos específicos: conhecer a legislação que rege a inclusão escolar; verificar se o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola atende às regulamentações legais; acompanhar o trabalho desenvolvido pela professora da sala de recursos; observar a frequência e o aproveitamento escolar dos alunos participantes da pesquisa; analisar a legislação e documentos orientadores que regem a inclusão escolar nacionais, estaduais e municipais para fundamentar a análise da proposta desenvolvida da escola; identificar a concepção de inclusão escolar das professoras e gestora participantes deste estudo; analisar o trabalho desenvolvido pelas professoras do ensino regular com os alunos com necessidades educacionais especiais; observar a frequência e o aproveitamento escolar dos alunos que recebem o Atendimento Educacional Especializado na Unidade Escolar. Optou-se pela abordagem de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos: questionários com os profissionais da escola (gestora educacional, professores do ensino regular e sala da recursos, coordenadora que é também a pesquisadora), entrevistas semiestruturadas com a família e observações dos alunos com dificuldades de aprendizagem. A investigação mostrou que: a) os professores do ensino fundamental relataram que precisam receber mais apoio e orientação da professora da sala de recursos e a professora especialista reconheceu que precisa participar no planejamento dos professores do ensino regular para ter uma interação melhor, no aprendizado dos alunos. Conforme foi observado, houve pequenas mudanças no planejamento dos professores com a participação mais efetiva da professora da sala de recursos para que juntos pudéssemos trocar informações assim poder contribuir na aprendizagem dos alunos. Pois acredita-se que a inclusão é um movimento amplo, levando em conta não apenas os alunos, mas considerando também às diferenças individuais, direitos e deveres de cada cidadão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons