Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GerciliaDaConceicaoGoncalves_tcc.pdf590,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A visão dos professores sobre a rede de apoio a inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual da cidade de Carinhanha-BA
Autor(es): Gonçalves, Gercília da Conceição
Orientador(es): Fernandes Neto, Erivaldo
Assunto: Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Educação especial
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 13-Jan-2017
Referência: GONÇALVES, Gercília da Conceição. A visão dos professores sobre a rede de apoio a inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual da cidade de Carinhanha-BA. 2015. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia retrata os desafios dos professores da rede de apoio à inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual de Carinhanha. Tento como objetivo principal apresentar um breve diagnóstico qualitativo sobre da realidade da rede de apoio à inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual nas classes regulares do ensino comum em Carinhanha-BA, sob o olhar dos professores, evidenciando principalmente suas maiores dificuldades. O trabalho apresenta ainda uma pesquisa bibliográfica que, identifica os recursos e metodologias que podem ser utilizadas no trabalho com estudantes com necessidades educacionais especiais, além de apontar as dificuldades e os desafios encontrados no cotidiano escolar, propondo alternativas que favoreçam a aprendizagem destes alunos. O trabalho conta com uma fundamentação teórica, uma breve revisão da literatura atual sobre o conceito de Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, suas causas e consequências no processo de desenvolvimento humano, metodologias e estratégias de ensino da educação especial. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, através de pesquisas semiestruturadas e protocolos de observação, que foram aplicados em professores de três esferas da rede de apoio à inclusão escolar, que foram elas: 1. Escola comum do ensino regular; 2. Centro de atendimento educacional especializado; 3. Escola especial substitutiva. Através dos dados coletados, podemos perceber que nem todos os professores ainda se sentem preparados para enfrentar os desafios da inclusão e solicitam medidas para capacitação profissional, acreditam que a inclusão é importante e necessária, mas que os apoios são insuficientes. Constatamos ainda que não existem metodologias diferenciadas objetivas para educação das pessoas com deficiência intelectual, por outro lado o que existe é uma grande boa vontade dos professores em tentar fazer o melhor com o que tem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons