Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GeisianeCandidaDeMelo_tcc.pdf670,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorViana, Maria Tereza Barros-
dc.contributor.authorMelo, Geisiane Candida de-
dc.identifier.citationMELO, Geisiane Candida de. Inclusão escolar no cotidiano do ciclo de alfabetização: o olhar dos professores sobre seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. 2015. 81 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa retrata a temática da Inclusão Escolar no tocante aos seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagem de crianças com desenvolvimento atípico, inseridas em uma sala de aula de turma regular, onde o professor necessita dispensar atenção e acompanhamento a todas as crianças. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar em que medida os relatos apresentados pelos docentes, que atuam no Ciclo de Alfabetização de uma escola pública, aproximam-se das práticas inclusivas de educação e quais aspectos são necessários para otimizar a efetividade dessa prática educacional. A metodologia percorreu a análise doutrinária, bem como a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras que atuam, respectivamente, no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam um cotidiano escolar que tem o ideal de Educação Inclusiva representado em práticas pouco integradas, nas quais o professor assume solitariamente sua execução. A realidade aponta a necessidade de uma ação mais efetiva das redes de apoio para dar suporte aos professores e à escola para otimizar a concretização eficaz das políticas em prol da inclusão escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleInclusão escolar no cotidiano do ciclo de alfabetização : o olhar dos professores sobre seus desdobramentos no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-12T17:42:35Z-
dc.date.available2017-01-12T17:42:35Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15705-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons