Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LumaGomesBo_tcc.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Remoção de ácido acetilsalicílico com a utilização de carvão ativado com biofilme em uma coluna de leito fixo
Autor(es): Bó, Luma Gomes
Orientador(es): Mendonça, Andressa Regina Vasques
Assunto: Aspirina
Carvão ativado
Biofilmes
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jan-2017
Referência: BÓ, Luma Gomes. Remoção de ácido acetilsalicílico com a utilização de carvão ativado com biofilme em uma coluna de leito fixo. 2016. ix, 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Alguns micropoluentes conhecidos como contaminantes emergentes vêm despertando o interesse da comunidade científica mundial. Isso se deve ao fato de que essas substâncias são capazes de provocar danos à saúde de animais e seres humanos. Dentre os diversos grupos que compõem essa classe de contaminantes estão os fármacos, os quais são encontrados em matrizes ambientais, como estações de tratamento de efluentes e rios. Técnicas convencionais de tratamento de efluentes apresentam algumas limitações como inviabilidade técnica e econômica. Neste contexto, metodologias envolvendo processos de bioadsorção utilizando materiais naturais alternativos são desenvolvidas, pois oferecem várias vantagens como alta eficiência, baixo custo e minimização de resíduos. Neste trabalho, o adsorvente obtido a partir de cascas trituradas de jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa) foi utilizado para a remoção do ácido acetilsalicílico presente em medicamentos farmacêuticos. Carvão ativado comercial também foi utilizado para esta finalidade. Foi cultivado, para melhorar o processo de remoção, um biofilme na superfície desses carvões. Os microrganismos auxiliam na remoção, degradando o fármaco presente no meio. A capacidade máxima de adsorção foi avaliada através da construção de isotermas e cinéticas de adsorção. Os resultados de remoção foram comparados utilizando-se duas colunas em leito fixo, uma preenchida com o material adsorvente e outra com o bioadsorvente (biofiltro). As cinéticas de adsorção mostraram que tanto o carvão de jatobá-do-cerrado quanto o carvão comercial adsorveram o ácido acetilsalicílico apresentando porcentagem de remoção de 76% e 95% respectivamente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons