Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranciscoSilva_IvaniSilva_LaraQueiroz_MarcosCarvalho_tcc.pdf956,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorSilva, Francisco Lopes da-
dc.contributor.authorSilva, Ivani Aparecida Benardina da-
dc.contributor.authorQueiroz, Lara Cristina de-
dc.contributor.authorCarvalho, Marcos Alves de-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Lopes da et al. O currículo na educação de jovens e adultos do 2º segmento: propostas para reduzir a evasão escolar no Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho II do Distrito Federal. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral propor ações que promovam a diminuição da evasão escolar no Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho II, por meio da identificação das principais causas. Será abordado, ainda, o currículo, no que tange a sua ressignificação como forma de contribuir para a redução dos índices de evasão escolar na EJA. O objetivo geral desdobra-se em objetivos específicos, que são: a) incentivar a participação da família no acompanhamento do desenvolvimento escolar do aluno, como propõe o currículo; b) fortalecer a representação social na escola, por meio do conselho tutelar, do batalhão escolar e da Unidade de Atendimento em meio aberto; e c) promover e estimular os alunos em eventos culturais e sociais; e propor estudo e aplicação do currículo da Educação de Jovens e Adultos por parte dos docentes. Utilizar-se-á de atividades motivadoras em andamento e previstas, dotadas de aspectos socioculturais e realizadas no âmbito educacional, como meio de favorecer e estimular a permanência dos educandos na escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleO currículo na educação de jovens e adultos do 2º segmento : propostas para reduzir a evasão escolar no Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho II do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-12T12:13:00Z-
dc.date.available2017-01-12T12:13:00Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work has the overall objective to propose actions for the reduction of dropout in Elemnetary School in Centre 07 of Sobradinho II, identifying its root causes. He will address the school curriculum as a means to contribute to the lower rates of Dropouts in Youth and Adult Education - EJA. The overall objective breaks down into specific objectives: a) to encourage family participation in monitoring the educational development of the student, proposed in the curriculum; b) strengthening the social representation at the school through tutoring assistance, school battalion and service unit in an Open Environment; c) promote and encourage student participation in cultural and social events and propose to teachers the study and implementation of the Youth and Adult Education curriculum. Promote motivational activities planned and in progress made in school having socio-cultural aspects in order to encourage and stimulate students’ stay in school.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2°segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalhopt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons