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Título: Contribuições para a melhoria no processo de formação do investigador de acidentes para a aviação civil
Autor(es): Souza, Jorge Luiz de
Mello, Gerson Murilo Dias de
Orientador(es): Sant'Anna, José Alex
Assunto: Aeronáutica comercial
Acidentes aéreos
Aeronáutica - medidas de segurança
Data de apresentação: Dez-2003
Data de publicação: 11-Mar-2011
Referência: SOUZA, Jorge Luiz de; MELLO, Gerson Murilo Dias de. Contribuições para a melhoria no processo de formação do investigador de acidentes para a aviação civil. 2003. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Esta monografia apresenta propostas que visam oferecer uma forma mais ágil e moderna para a formação teórica e o aprendizado prático adequados à formação dos investigadores de acidentes aeronáuticos, voltados à aviação civil. Devido às características peculiares do gerenciamento do transporte aéreo no Brasil, a sistemática atual de formação teórica é feita de maneira genérica, abrangendo aspectos da aviação militar e da aviação civil. Por outro lado, o aprendizado dos futuros investigadores militares de acidentes aeronáuticos da aviação civil brasileira fica prejudicado em função da necessidade desses investigadores estarem sujeitos aos cursos inerentes a sua carreira militar, em detrimento dos interesses do sistema de aviação civil. Além disso, não há um programa para a formação de investigadores civis que poderiam substituir gradativamente os investigadores militares. Foi pesquisada a sistemática de formação do National Transportation Safety Board – órgão de investigação de acidentes aeronáuticos do governo americano, considerado como referência mundial na investigação de acidentes aeronáuticos envolvendo aeronaves civis. E, através de comparações, foram destacados os fatores restritivos do sistema brasileiro. Esses fatores restritivos, assim como a carga de trabalho imposta a esses investigadores, que não se dedicam exclusivamente às atividades do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), podem levar a uma perda da qualidade e da eficiência do sistema, com graves danos para a sua imagem no Brasil, seja no âmbito interno com os nossos usuários – pilotos, mecânicos, comissários, etc – deixando de reportar ocorrências que interferem na segurança do vôo, seja no âmbito externo – o Brasil poderá vir a ser considerado um país de risco para a aviação – refletindo nos prêmios de seguros pagos pelos nossos operadores. Caberá ao DAC, como órgão central do Sistema de Aviação Civil, buscar alternativas adequadas e propor ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) as medidas corretivas visando oferecer melhores condições de atendimento às necessidades do SIPAER, de forma a manter o nível de excelência e qualidade que vem caracterizando o sistema até agora.
Abstract: This monograph introduces proposals that aim to offer an agiler and modern form for the theoretical formation and the learning practical both adequate to the investigators' graduation of aeronautical accidents, forwards to the civil aviation. Due to the peculiar characteristics of the air transportation management in Brazil, the current systematic of theoretical formation generally embraces aspects either of military or the civil aviation. On the other hand, the learning of the future military investigators of aeronautical accidents in Brazilian civil aviation becomes prejudiced in function of the need of these investigators are subject to the inherent his courses military career, in detriment of the interests of the system of civil aviation. In addition, there is not a program for investigators' civil graduation that could replace, gradually, the military investigators. We searched the systematic of graduation in the National Transportation Safety Board – investigation organization of aeronautical accidents of the American government, considered as the world reference in the investigation of aeronautical accidents involving civil aircrafts. Comparing the Brazilian and the American (NTSB) reports, we may outstand the restrictive factors of the Brazilian System. These restrictive factors, as well as the workload imposed to these investigators, which do not dedicate exclusively to the activities of the Aeronautical Accidents Investigation and Prevention System (SIPAER), can lead to a loss of the system’s quality and efficiency, with serious damages for your image in Brazil, be in the internal scope with our pilots users, mechanical, commissaries, etc – stopping reporting occurrences that interfere in flight safety, be in the external scope - Brazil will be able to become considered a risk country for the aviation – reflecting in the insurance policy paid by our operators. It will be the DAC, like central organization of the Civil Aviation System, to look for adequate alternatives and to propose to the Aeronautical Accidents Investigation and Prevention Center (CENIPA) the corrective measures aiming to offer assistance best terms to needs to SIPAER, to attend the keeping the level of excellence and quality witch is characteristic of our System.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1566
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