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2015_LukasCardoso_RicardoAlves_SueliLobo_VeniltonBatista_tcc.pdf978,79 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPereira, Maria Luíza Pinho-
dc.contributor.authorCardoso, Lukas Thiago-
dc.contributor.authorAlves, Ricardo da Costa e Silva Camilo-
dc.contributor.authorLobo, Sueli Mamede-
dc.contributor.authorBatista, Venilton Lourenço Lisbôa-
dc.identifier.citationCARDOSO, Lukas Thiago et al. A articulação do sistema de educação para a efetivação da educação profissional de jovens e adultos trabalhadores no Município de Luziânia-GO. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa sobre a articulação e integração do sistema de educação com foco na Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores - EJAT municipal e PROEJA federal, resultou em uma proposta de intervenção capaz de unir as instituições de ensino acerca da formação e encaminhamento para o mundo do trabalho no município de Luziânia-GO. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas na pesquisa de campo. Uma dificuldade apontada pela pesquisa realizada pelo grupo indica que o Centro Municipal de Educação Básica Joaquim Gilberto (CEMEB) não mantém vínculo ou projetos com os ex-alunos. Não se sabe ao certo a continuidade no 2° segmento EJA e a inserção no mundo do trabalho. Porém, sabe-se, através dos educandos que, procuram a EJA para melhorar seu conhecimento no local de trabalho e relacionamento no próprio meio social em que vivem. Constatou-se no PROEJA que um número significativo de educandos, não tem conseguido elevar sua escolaridade e abandonam novamente seu percurso educacional. Não há uma integração do educando ao mundo do trabalho. A desconexão entre a EJA e o PROEJA no município resulta ou pode ser um fator de dificuldades nesse processo, já que não é possível identificar se o estudante que ingressa na alfabetização, no 1º e 2° segmento irá chegar até o PROEJA que finaliza o ciclo EJA com a formação no ensino médio, acrescida de curso técnico profissional. A integração das instituições de ensino que atuam com EJA, pode promover através de um planejamento participativo, a articulação entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, buscando desenvolver e expandir as potencialidades do jovem e adulto trabalhador.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT)pt_BR
dc.titleA articulação do sistema de educação para a efetivação da educação profissional de jovens e adultos trabalhadores no Município de Luziânia-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T11:56:00Z-
dc.date.available2017-01-11T11:56:00Z-
dc.date.submitted2015-11-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15641-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoCabral, Silvia Helena da Silva-
dc.description.abstract1This is research about to articulation and integration of education system with a center of attention on Adult Workers Education - Town EJAT and federal PROEJA resulted in a proposal for intervention capable of uniting educational institutions on training and referral to the world of work in municipality of Luziânia-GO. The instrument utilized for data collection was a questionnaire with open questions in field research. An difficulty apointed out by the survey conducted by the group indicates that the Centro Municipal de Educação Básica Joaquim Gilberto (CEMEB) does not keeps bond or projects with alumni. No knows for certain continuity in the 2nd EJA segment and insertion in the word labor. But, it is known by the students that seek EJA to improve their knowledge in the workplace and relationships in their own social environment in which they live. It was found in PROEJA that a significant number of students, has been unable to raise their schooling and again abandon their educational journey. There is no integration of the student to the working world. The disconnect between the EJA and PROEJA in the municipality results or can be an impediment in the process, since it is not possible to identify whether the student who joins literacy in the 1st and 2nd segment will reach PROEJA that ends the EJA cycle training in high school, plus professional technical course. The integration of educational institutions working with adult education can promote through a participatory planning, coordination between everyone involved in the teaching-learning process, seeking to develop and expand the potential of young and adult worker.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Mundo do Trabalho e Educação Profissional - Proejapt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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