Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SmeniaVasconcelosSoares_tcc.pdf279,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Abordagem de variação linguística nos livros didáticos de PLE
Autor(es): Soares, Smênia Vasconcelos
Orientador(es): Ramos, Ana Adelina Lôpo
Assunto: Língua portuguesa
Variação linguística
Livros didáticos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: SOARES, Smênia Vasconcelos. Abordagem de variação linguística nos livros didáticos de PLE. 2016. 13 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise do aspecto de variação linguística em três livros didáticos de Português para Estrangeiros. Entendendo que a língua é um complexo sistema de variedades regionais, sociais, entre outras e que para tornar-se proficiente, o aprendiz precisa estar a par acerca de tais variedades, é necessário traçar um paralelo entre a norma padrão e as demais norma em diferentes contextos para que este saiba como articular-se adequadamente em cada situação que se deparar. Considerando também que os estudos sobre Variação Linguística do Português Brasileiro são relativamente recentes - seu início se deu na década de 70 - bem como a criação de materiais didáticos voltado para o ensino de Português para Estrangeiros fui incitada a buscar como os livros didáticos de Português como Segunda Língua permeiam sobre este fenômeno. A análise holística contemplará se essas variedades estão presentes nesses livros e se e como elas estão relacionadas à variedade da norma padrão. A metodologia é a analise de base qualitativa interpretativista. Como resultado, pretendo deixar claro se as Variações são contempladas nos livros escolhidos e se encontrados, investigar sob que abordagem ou abordagens estes três livros didáticos manejam a Variação Linguística.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons