Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaCabralPerisse_tcc.pdf878,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de assessoria de imprensa e as carreiras dos jornalistas : um survey com três gerações de egressos da UnB
Autor(es): Perissê, Juliana Cabral
Orientador(es): Gramacho, Wladimir Ganzelevitch
Assunto: Assessoria de imprensa
Jornalistas
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: PERISSÊ, Juliana Cabral. O ensino de assessoria de imprensa e as carreiras dos jornalistas: um survey com três gerações de egressos da UnB. 2016. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia traz os resultados de um survey online com 165 egressos do curso de Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), matriculados entre 1995 e 2015. A pesquisa colheu insumos acerca do ensino no curso, com foco na disciplina “Assessoria de Comunicação”, identificou trajetórias profissionais e buscou estabelecer relações entre ensino e carreiras no mercado de trabalho. Amostras representativas foram obtidas de três gerações de egressos (1995-2002; 2003-2010; 2011-2015) e o questionário aplicado permitiu análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. O estudo mostra que o contato com a área de assessoria de imprensa, por meio da disciplina “Assessoria de Comunicação”, ainda na graduação, não influencia de forma significativa no interesse por essa área profissional, nem na escolha desse ramo como primeiro emprego e nem na indicação da AI como principal área de atividade profissional. Os aspectos de maior relevância da área, sob a perspectiva dos egressos, são relacionados às oportunidades no mercado de trabalho.
Abstract: This work presents the results of an online survey with 165 Journalism course graduates at the University of Brasília (UnB), registered between 1995 and 2015. The research gathered inputs about the education course, focusing on the discipline “Press Office”, identified career paths and sought to establish links between education and careers in the labor market. Representative samples were obtained from three generations of graduates (1995-2002; 2003-2010; 2011-2015) and the questionnaire allowed quantitative and qualitative analysis of the collected data. The study shows that the contact with the press office area, through the discipline "Press Office", during graduation, does not influence significantly in the interest in this professional field, in choosing this branch as first job and in the indication of press office as the main area of professional activity. The most relevant aspects of this area, from the perspective of graduates, are related to opportunities in the labor market.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons