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Título: Gêneros e sexualidades : uma análise dos currículos de enfermagem das Universidades Federais do Brasil
Outros títulos: Gender and sexuality : an analysis of nursing curriculum of the Federal Universities in Brazil
Autor(es): Lima, Leticia Alves
Orientador(es): Marques, Silvia Badim
Assunto: Orientação sexual
Sexualidade
Universidades e faculdades públicas
Enfermeiros - formação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: LIMA, Leticia Alves. Gêneros e sexualidades: uma análise dos currículos de enfermagem das Universidades Federais do Brasil. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os descritores de saúde da BVS caracterizam gênero ou identidade de gênero como o conceito que uma pessoa tem de si mesmo e leva em conta as características físicas, as pressões psicológicas e sociais, resultando em não uma unidade de gêneros masculino e feminino, mas numa pluralidade de identidades. Plurais também são as orientações sexuais e cada uma carrega uma complexidade. Esses fatores são determinantes de saúde e devem ser entendidos como tais desde a graduação. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os currículos de enfermagem sobre o ensino de gêneros e sexualidades, comparando esses resultados entre as regiões brasileiras, suas realidades sociais e culturais. Foi realizada uma análise documental das ementas disponíveis nos sites das Universidades, tendo como critério de exclusão as Universidades que não disponibilizavam esses documentos em seus sites. A partir daí, foram selecionadas matérias obrigatórias do currículo que continham no título ou no corpo da ementa as palavras sexualidade(s) e gênero, quando essas não estavam presentes foram usadas matérias de saúde da mulher e/ou do homem. As palavraschave: gênero, sexualidades, políticas e/ou programas de saúde da mulher/homem, saúde sexual e/ou reprodução sexual e raça e etnia foram os termos selecionados para a análise. A região Brasileira com maior número proporcional de ementas que abordam os assuntos é a Região Sul, porém, a com maior número absoluto de ementas se encontra a Região Nordeste. A região Nordeste aparenta reconhecer gênero e as sexualidades enquanto determinantes sociais, outras regiões ainda precisam investir na formação de seus profissionais de saúde na tentativa de melhorar a situação atual de suas populações vulneráveis.
Abstract: Health descriptors by BVS characterize gender or gender identity as the concept that a person has of himself and takes into account the physical, psychological and social pressures, resulting in not a unity of male and female, but a plurality of identities. Plurals are also sexual orientations and each one carries a complexity. These factors are determinants of health and should be understood as such since graduation. In this sense, this work aims to analyze the nursing curriculum on the teaching of gender and sexualities, comparing these results among Brazilian regions, and their social and cultural realities. A documentary analysis of the menus available on the websites of the universities, with the exclusion criteria that the universities did not provide the documents was performed on their websites. Thereafter, were selected mandatory subjects of the curriculum that contained in the title or body of the menu words such as sexuality and gender when these were not present were used health issues of women and / or men. Keywords: gender, sexuality, political and / or health programs for women / men, sexual health and / or sexual reproduction and race and ethnicity were the terms selected for analysis. The Brazilian region with the highest proportionate number of menus that address the issues is the South, but with the highest absolute number of menus is the Northeast. The Northeast region appears to recognize gender and sexualities as social determinants, other areas still need to invest in training their health professionals in an attempt to improve the current situation of its vulnerable populations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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