Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaquelPereiraPacheco_tcc.pdf142,76 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Tiago Barros Pontes e-
dc.contributor.authorPacheco, Raquel Pereira-
dc.identifier.citationPACHECO, Raquel Pereira. Empatia para quê? Contribuições do design para o ensino de crianças autistas. 2016. 105, [21] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Design, 2016.pt_BR
dc.description.abstractMeu objetivo com este trabalho foi projetar um sistema ou artefato que pudesse auxiliar no aumento da qualidade de vida de estudantes autistas. Ele foi realizado no período de 1 ano e meio, fazendo parte também de uma pesquisa de iniciação científica. Por meio de revisões de literatura, entrevistas e conversas informais, consegui mapear um recorte do contexto da educação inclusiva em Brasília, em especial com crianças e adolescentes autistas. A partir da síntese de requisitos, que atenderiam aos valores propostos por teóricos da pedagogia bem aceitos atualmente e as necessidades dos atores mapeados, gerei um sistema aberto e um de seus pontos de contato, um brinquedo. O sistema proposto pode sofrer interferência de diversos atores, e pode evoluir organicamente se adequando às necessidades que surjam a partir do momento de sua implementação. Para a continuidade do projeto, serão necessárias a validação deste brinquedo com especialistas e a realização de testes dentro do contexto escolar para entender como ele contribuí de fato para o ecossistema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleEmpatia para quê? Contribuições do design para o ensino de crianças autistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-09T17:19:53Z-
dc.date.available2017-01-09T17:19:53Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15580-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons