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Título: Empatia para quê? Contribuições do design para o ensino de crianças autistas
Autor(es): Pacheco, Raquel Pereira
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Crianças autistas - aprendizagem
Autismo em crianças
Design
Ensino
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: PACHECO, Raquel Pereira. Empatia para quê? Contribuições do design para o ensino de crianças autistas. 2016. 105, [21] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Meu objetivo com este trabalho foi projetar um sistema ou artefato que pudesse auxiliar no aumento da qualidade de vida de estudantes autistas. Ele foi realizado no período de 1 ano e meio, fazendo parte também de uma pesquisa de iniciação científica. Por meio de revisões de literatura, entrevistas e conversas informais, consegui mapear um recorte do contexto da educação inclusiva em Brasília, em especial com crianças e adolescentes autistas. A partir da síntese de requisitos, que atenderiam aos valores propostos por teóricos da pedagogia bem aceitos atualmente e as necessidades dos atores mapeados, gerei um sistema aberto e um de seus pontos de contato, um brinquedo. O sistema proposto pode sofrer interferência de diversos atores, e pode evoluir organicamente se adequando às necessidades que surjam a partir do momento de sua implementação. Para a continuidade do projeto, serão necessárias a validação deste brinquedo com especialistas e a realização de testes dentro do contexto escolar para entender como ele contribuí de fato para o ecossistema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Design, 2016.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual

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