Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianaAzevedoTrindade_tcc.pdf638,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Questões e desafios enfrentados pelos professores na educação de alunos com síndrome de down : um estudo de caso
Autor(es): Trindade, Tatiana Azevedo
Orientador(es): Santos, Sílvia Urmila Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Down, Síndrome de
Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: TRINDADE, Tatiana Azevedo. Questões e desafios enfrentados pelos professores na educação de alunos com síndrome de down: um estudo de caso. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o trabalho do professor de ensino fundamental no âmbito da educação inclusiva, tendo como contexto uma escola pública do município de Carinhanha (BA), a fim de identificar as principais questões, desafios, dificuldades, anseios e dúvidas destes profissionais em relação à educação de alunos com Síndrome de Down. O estudo foi embasado em fontes teóricas, tais como Vigotski (1998), Nóvoa (2003), Carvalho (2008), Minayo (1994), Cruz (2011), Maciel e Raposo (2010), Silva e Dessen (2002), dentre outros autores que investigam a temática. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, formado por três categorias de análise e composto por 12 questões abertas. O questionário foi aplicado para quatro professoras de ensino fundamental que atuam com alunos com Síndrome de Down. A análise dos dados coletados foi realizada à luz da fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa e apontou que, de forma geral, as professoras não se sentem totalmente preparadas para enfrentar os desafios relativos à educação de alunos com Síndrome de Down, no entanto, acreditam que a inclusão é importante e necessária. Os resultados da análise apontaram, também, que, na opinião dessas educadoras, a escola ainda não está apta para receber esses alunos, devido a fatores como: inexperiência por parte dos docentes, ausência de recursos pedagógicos, estrutura física da escola inadequada, dentre outros.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons