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Título: Estudo sobre o conhecimento ético deontológico de fisioterapeutas do DF através do desempenho em quiz digital
Autor(es): Barbosa, Priscilla
Orientador(es): Rocha, Ana Clara Bonini
Assunto: Deontologia
Ética
Fisioterapeutas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: BARBOSA, Priscilla. Estudo sobre o conhecimento ético deontológico de fisioterapeutas do DF através do desempenho em quiz digital. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: O estudo dos aspectos éticos que envolvem o exercício das profissões de saúde tem merecido crescente atenção nas últimas décadas em todo o mundo. Observa-se na literatura atual uma maior quantidade de estudos que buscam o resgate histórico da Fisioterapia no Brasil em comparação com décadas anteriores. O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento sobre ética deontológica em relação ao exercício profissional de fisioterapeutas que atuem no Distrito Federal (DF) Metodologia: Tratou-se de um estudo não experimental, descritivo exploratório de amostra intencional realizado com fisioterapeutas que atuam no Distrito Federal (DF) graduados a partir de 2013, através do desempenho em Quiz digital de conhecimentos sobre ética constando de 10 questões objetivas com cinco alternativas para julgamento sobre verdadeiro ou falso. Os participantes foram divididos em dois grupos após o preenchimento de questionário de identificação: Grupo 1 (G1) = egressos da Universidade de Brasília e Grupo 2 (G2) = egressos de outras Instituições de Ensino Superior. O estudo constou de quatro etapas: (1) análise de documentos; (2) elaboração das questões do Quiz; (3) calibração/disponibilização da plataforma digital; e (4) processamento e análise dos dados. Resultados: A amostra constou de 30 fisioterapeutas sendo 22 participantes no G1 e 08 no G2. As médias (DP) de desempenho das pontuações no Quiz foram G1 = 73,09 (8,52) e G2 = 68,50 (9,30). Não houve diferença estatística significativa ao comparar o desempenho entre os dois grupos (t student p = 0,90). Conclusão: Os profissionais de Fisioterapia que atuam no DF apresentam níveis de conhecimento sobre ética profissional semelhantes, apesar do G1 ter demonstrado médias de desempenho maior de acordo com a pontuação final no Quiz.
Abstract: Introduction: The study of the ethical aspects that involve the professional exercise of health professions has earned increasing attention in recent decades in worldwide. Notes on current literature a greater amount of studies that seek the historic rescue of Physiotherapy in Brazil compared with previous decades. The aim of this study was to verify the knowledge of deontological ethics in relation to the professional practice of physiotherapists who works at Distrito Federal (DF), and were graduated in the last 4 years. Methodology: It was a non-experimental study, exploratory descriptive with intentional sample, carried out by physiotherapists who work in the Federal District (DF) and graduates from 2013, through performance in a digital Quiz of ethics knowledge, consisting of 10 objective questions with five alternatives to judgement on true or false. The participants were divided into two groups after the completion of identification questionnaire: Group 1 = graduates of University of Brasília and Group 2 = graduates of other universities. The study consisted of four steps: (1) analysis of documents; (2) preparation of the Quiz; (3) calibration and availability of Quiz platform; and (4) data processing and analysis. Results: The sample consisted of 30 physiotherapists being Group 1 = 22 and Group 2 = 08. The averages (DP) were Group 1 = 73.09; ± 8.52; and Group 2 = 68.50; ± 9.30. There was no statistically significant difference when comparing the Quiz performance between the two groups (t student p = 0.90). Conclusion: Physiotherapy professionals who work in DF feature similar levels about ethic knowledges, although the Group 1 have demonstrated greater performance averages.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto liberado parcialmente pelo autor. Conteúdo disponível: Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe Resumo, Abstract, Resumen e Sumário.
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