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Título: Educação política : exercitando a cidadania na Educação de Jovens e Adultos – terceiro segmento
Autor(es): Souza, Edmilson Medeiros de
Lucena, Gleydson Gonzaga de
Rodrigues, Vânia Carvalho De Araújo
Orientador(es): Carlos, Jairo Gonçalves
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Ciências Humanas - Educação Política
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Cidadania
Política e educação
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: SOUZA, Edmilson Medeiros de; LUCENA, Gleydson Gonzaga de; RODRIGUES, Vânia Carvalho de Araújo. Educação política: exercitando a cidadania na Educação de Jovens e Adultos – terceiro segmento. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A consciência do indivíduo e a sua cidadania política, como princípio, podem ser percebidas através de suas atitudes e discursos, dentro do seu grupo. Esta consciência política, buscada nesses termos, poderá proporcionar uma visão ampla sobre a construção do exercício da cidadania, distinguindo os conceitos relativos à atuação política do indivíduo, na relação entre a teoria e a prática. Os caminhos e os expedientes de tomadas de decisões políticas demandados das diversidades humanas enfrentadas no cotidiano social, refletem e alteram os percursos pelos quais o indivíduo se percebe como cidadão. Este Projeto, no 3º segmento da EJA, tentará combinar os elementos conceituais e teóricos da visão e da prática/natureza do processo político, mediante educação formal, proporcionando os instrumentos teóricos e práticos necessários à promoção do bem estar social, ao alcance de todos, por meio da construção coletiva da cidadania. Objetivando estimular o estudante a se interessar por assuntos relacionados à política local e nacional, além de motivar ações sociais mais efetivas e proporcionar mudança de hábito nas atitudes do dia a dia.
Abstract: The awareness of the individual and their political citizenship, as a principle, can be seen through their attitudes and discourses within their group. This political awareness, sought in these terms, can provide a wide view over the construction of citizenship, distinguishing the concepts relating to an individual's political activity, the relationship between theory and practice. The ways and expedients of political decision-making of the defendants faced human diversity in everyday social life reflect and alter the pathways by which the individual is perceived as a citizen. This project on the 3rd segment of the EJA try to match the conceptual and theoretical elements of the vision and practice / nature of the political process, through formal education, the theoretical tools and practical necessary for the promotion of social welfare, accessible to all, through the collective construction of the citizenship. It aims to encourage students to take an interest in issues related to local and national politics. In addition, to motivate more effective social actions and providing habit change in the attitudes of the day to day.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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