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dc.contributor.advisorAlves, Caroline de Oliveira-
dc.contributor.authorMarques, Eloíza Cavalcante-
dc.identifier.citationMARQUES, Eloíza Cavalcante. Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de crianças de 0 a 12 meses: revisão da literatura. 2016. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Identificar e reconhecer os distúrbios no desenvolvimento infantil de forma precoce é de suma relevância para se aplicar o melhor programa de estimulação disponível para cada caso. É importante fazer um levantamento de quais são os instrumentos utilizados para a avaliação o desenvolvimento infantil e com qual finalidade são utilizados. Objetivo: Revisar a literatura para investigar e identificar os instrumentos utilizados para avaliar o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida. Metodologia: Para a construção desse trabalho foi realização uma busca na literatura nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED, BIREME, SCIELO e COCHRAME usando a BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizando-se como estratégia metodológica Revisão Integrativa. Os artigos encontrados foram publicados no perido do ano de 2005 a 2015. Resultados/Discussão: Os principais testes de desenvolvimento identificados foram: Alberta Infant Motor Scale – AIMS; Escalas Bayley – BSID; Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver – TTDD; Neurobehavioral Assessment of Preterm Infant – NAPI; Método de Prechtl e Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI. Cada instrumento possui objetivo específico, sendo alguns adequados para triagem e outros para detecção do atraso no desenvolvimento. O parâmetro mais sensível para a detecção precoce e enfermidades é em crianças de zero a cinco anos. Conclusão: É importância o conhecimento de cada instrumento de avaliação e suas competências como idade de abrangência, objetivos, áreas de avaliação o que permite que os profissionais escolham a avaliação correta para aplicar em cada caso de forma mais específica, assim obtendo um resultado singular para cada paciente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleInstrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de crianças de 0 a 12 meses : revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-06T12:52:02Z-
dc.date.available2017-01-06T12:52:02Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15513-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: To identify and recognize the disorders in child development early on is of paramount importance to apply the best stimulation program available for each case. It is important to survey what are the instruments used to evaluate the child development and what purpose are used for. Objective: To review the literature to investigate and identify the instruments used to evaluate child development in the first year of life. Methodology: For the construction of this work, it has been conducting a search of the literature in the databases LILACS, MEDLINE, PUBMED, BIREME, SCIELO and COCHRAME using the BVS (Virtual Health Library), using as methodological strategy. Review Integrative. The articles were published between 2005 to 2015. Results / Discussion: The main identified development tests were: Alberta Infant Motor Scale - AIMS; Bayley - BSID; Denver Developmental Screening Test - DDST; Neurobehavioral Assessment of Preterm Infant - NAPI; Prechtl method and Integrated Management of Childhood Illness - IMCI. Each instrument has specific goal, with some suitable for screening and others for diagnosis delay in development. The most sensitive parameter for early detection and disease is in children from zero to five years. Conclusion: It is important the knowledge of each evaluation instrument and their skills as age range, objectives, areas of evaluation, which allows professionals to choose the right assessment to apply in each case more specifically, achieving a unique result for each patient.pt_BR
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