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dc.contributor.advisorFaria, Fernanda Cupolillo Miana de-
dc.contributor.authorSouza, Eva Cristina Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUZA, Eva Cristina Rodrigues de. Uma análise sobre a política de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais de uma escola municipalizada em Carinhanha-BA. 2015. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA história das pessoas com deficiência é marcada pela exclusão, discriminação e tratamento de forma desumana. Muitas vezes, as políticas públicas direcionadas para este público foram voltadas para a exclusão e o isolamento compulsório das pessoas com deficiência. Nesta perspectiva, será feito um debate sobre a inclusão no sistema regular de ensino, assim como sobre os marcos legais que conduzem a educação especial na conjuntura da inclusão. Além disso, será desenvolvida uma discussão sobre os desafios da formação e capacitação docente, trazendo para o debate a importância da formação profissional do docente e sua atuação em salas de aula com discentes com necessidades educacionais especiais. Deste modo, busca-se compreender a política de inclusão de pessoas com deficiência e sua inserção em uma escola municipalizada de Carinhanha, bem como os avanços que a instituição obteve em relação à integração dos discentes, investigando os possíveis benefícios da aproximação entre a sociedade e o poder público na efetivação da política de inclusão. Para tanto, utilizei a abordagem qualitativa. Para a coleta de informações, foi realizada entrevista semiestruturada com alguns participantes da equipe escolar. E, ainda, recorri à técnica de observação do ambiente e da sala de aula. Essa discussão está embasada em autores que referenciam as políticas de inclusão, tais como Beyer (2014), Facion (2009), Fagundes (2009), Kelman (2010) e Maciel (2010). O resultado da análise desenvolveu uma reflexão em torno das demandas cotidianas da escola quanto à política de inclusão, analisando os procedimentos de ensino e aprendizagem direcionados a esse público, mais designadamente no que diz respeito ao ensino e aprendizagem ofertados aos alunos com necessidades educacionais especiais. Esses dados, portanto, foram essenciais para costurar as teorias, argumentações e o posicionamento desse trabalho de conclusão de curso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.titleUma análise sobre a política de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais de uma escola municipalizada em Carinhanha-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-06T10:16:40Z-
dc.date.available2017-01-06T10:16:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15500-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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