Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValkiriaCordeiroDaRochaSantos_tcc.pdf835,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Familia : uma aliada na educação inclusiva?
Autor(es): Santos, Valkiria Cordeiro da Rocha
Orientador(es): Faria, Fernanda Cupolillo Miana de
Assunto: Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Família e escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: SANTOS, Valkiria Cordeiro da Rocha. Familia: uma aliada na educação inclusiva? 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel das famílias no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, na perspectiva dos professores. Para a execução da pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa por meio da observação participante, e da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos professores regentes da turma e pais dos alunos. De acordo com a análise dos dados coletados, pôde-se constatar por meio dos relatos a falta de experiência para lidar com as crianças e as famílias, que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da criança com necessidade educacional especial, assim como para um processo de educação e aprendizagem, ou simplesmente para a socialização.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons