Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElmaPereiraSousa_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Elma Pereira
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Deficiência intelectual
Pessoas com deficiência - educação
Ensino fundamental
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: SOUSA, Elma Pereira. As dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem vivenciadas por alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como fatores prejudicam o processo ensino-aprendizagem desses discentes e os desafios para a comunidade escolar. O objetivo principal visa conhecer e analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental e os fatores que prejudicam o processo ensino-aprendizagem do discente e os desafios para toda comunidade escolar. E como objetivo especifico visa analisar a política educacional, dispositivos legais, formação de profissionais relacionados aos alunos que apresentam deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisar as atividades propostas pelos professores do ensino regular e da sala de recursos com a intenção de verificar a adequação ou não para os alunos com deficiência intelectual. Analisar atividades realizadas pelos alunos a fim de identificar os meios encontrados por eles para realizar a atividade. Identificar as concepções de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da deficiência intelectual do gestor, coordenador pedagógico e dos professores da sala regular e a da sala de recurso. Analisar criticamente os fundamentos, as implicações e as ações pedagógicas para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental. Problematizar as práticas pedagógicas e a maneira como a escola foi pensada e construída para receber os alunos com tal deficiência. Para fundamentar a análise dos dados e discussão dos resultados, apoiamos nos estudos de Vygotsky (1997), OMOTE (1994), Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica - CNE/CBE (2001), Rodrigues (2009), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Optamos pela abordagem da pesquisa e como instrumentos de obtenção de informações: a observação dos participantes em sala de aula, a entrevista semiestruturada com um coordenador pedagógico e uma professora regente da escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons