Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElietePinheiroDaCostaSantos_tcc.pdf946,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar na educação infantil
Autor(es): Santos, Eliete Pinheiro da Costa
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Educação de crianças
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: SANTOS, Eliete Pinheiro da Costa. A inclusão escolar na educação infantil. 2015. 29 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo uma discussão acerca da inclusão no ambiente da Escola de Educação Infantil, que, recentemente tem exigido inovações na prática pedagógica no sentido de estimular as diferenças individuais e assegurar oportunidades iguais aos alunos. A partir desse ponto de vista, pesquisamos a escola regular na intenção de conhecer e refletir sobre esses espaço no que se refere à igualdade de oportunidade e respeito às diferenças no seu público. As reflexões e os dados aqui apresentados resultam de uma pesquisa de campo envolvendo professoras do turno vespertino da escola Municipal de Educação Infantil localizada no Município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizado um debate sobre o tema: Inclusão Escolar na Educação Infantil com dois professores regentes. O relato dos professores revelou suas intenções acerca das possibilidades de transformação da escola, a importância da parceria com os pais e a necessidade de reestruturação da prática docente para a demanda de uma escola verdadeiramente inclusiva como pontos a serem considerados. Visualizamos nos relatos a crença dos professores sobre o desenvolvimento humano: que desde o nascimento, independente das diferenças, a criança precisa de subsídios para que possam construir suas estruturas sociais, afetivas e cognitivas. Para que isso se concretize, torna-se necessária a participação de todos os responsáveis pelo desenvolvimento da criança, em especial; pais e professores. Somente desta maneira o processo de educação inclusiva se faz realmente eficaz.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons