Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarlosRobertoMelloNeivaNunes_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Redes inteligentes : viabilidade econômica da geração de energia através de painéis fotovoltaicos
Autor(es): Nunes, Carlos Roberto Mello Neiva
Orientador(es): Camargo, Ivan Marques de Toledo
Assunto: Energia elétrica - geração
Energia - fontes alternativas
Energia solar
Painel solar fotovoltaico
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: NUNES, Carlos Roberto Mello Neiva. Redes inteligentes: viabilidade econômica da geração de energia através de painéis fotovoltaicos. 2011. ix, 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com o advento das redes inteligentes de energia elétrica, diversas novas funcionalidades irão surgir e, dentre elas, o presente trabalho destaca a utilização de painéis fotovoltaicos para geração distribuída residencial. Visualiza-se um contexto onde haja uma grande instalação de pequenas fontes residenciais de geração. Uma análise da viabilidade econômica acerca dessa instalação foi feita, levando em consideração algumas possibilidades de conexão dos painéis e dos medidores de energia. Determinou-se quanto custaria a energia fotogerada na cidade de Brasília e quanto deveria ser o valor subsidiado pelo governo para tornar competitiva essa pequena geração através de painéis fotovoltaicos. Para o melhor caso, encontrou-se o valor de 1,08 R$/kWh, ainda bastante superior aos 0,34 R$/kWh cobrados pela concessionária ao consumidor final.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2011.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons