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Título: A EJA como instrumento de emancipação no Varjão
Autor(es): Albuquerque, Maria Jacinta Almeida
Orientador(es): Silveira, Dimitri Assis
Coorientador(es): Santos, Carla Andréia Simão dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipação
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Educação emancipadora
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: ALBUQUERQUE, Maria Jacinta Almeida. A EJA como instrumento de emancipação no Varjão. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local tem por objetivo implantar e consolidar a EJA no Varjão, com a perspectiva da construção de uma educação emancipadora para os trabalhadores daquela Região Administrativa. Surgiu da reflexão conjunta da equipe de educadoras voluntárias do Programa Brasil/DF Alfabetizado do Ministério da Educação com a turma de alunos do referido Programa, que por sinal, vem formando alfabetizadores e educadores populares com o intuito de melhorar o quadro da educação no país. No Varjão, essa ação de alfabetização libertadora, aplicando o método Paulo Freire, despertou nos alunos trabalhadores daquela Região Administrativa o interesse de aprender e compreender melhor seu papel na sociedade. A equipe de alfabetizadoras aplicando o diálogo em sala de aula, percebeu que a maioria de seus alunos são trabalhadores que precisam lutar pela sobrevivência por isso priorizam o trabalho que lhes toma todo tempo. Muitos deixam o curso, não por querer e sim por exigência de uma longa jornada de trabalho associada a um longo percurso: casa trabalho e trabalho casa, que faz com que muitos desses trabalhadores sejam forçados a desistir de seus sonhos, neste caso o de se alfabetizarem. Compreendendo então a situação de desigualdade e injustiça social que se dá principalmente pela não aplicação do processo educacional ideal, estamos traçando e descobrindo caminhos de reflexão e ação para nos unirmos e atuarmos como sujeitos críticos, participativos e envolvidos na luta pela transformação daquela realidade.
Abstract: This Local Intervention Project aims to implement and consolidate the EJA in Varjão with the perspective of building an emancipatory education for the workers that Administrative Region. It emerged from the collective reflection of the team of volunteer educators of the Program Brazil/DF Literate the Ministry of Education with their students. This Program has been forming literacy and popular educators in order to improve the situation for education in the country. In Varjão, this liberating literacy action with the application of the Paulo Freire method aroused the students workers that Administrative Region the interest to learn and understand their role in society. The literacy team applying the dialogue in the classroom realized that most of their students are workers who need fight for survival so they prioritize the work that takes them all the time. Many leave the course by the requirement of a long workday associated with a long way home to work and work to home that makes many of these workers are forced to give up your dreams, in this case to become literate. Then understanding the situation of inequality and social injustice that happens mainly by the lack of application of the educational process ideal, we are tracing and finding ways of reflection and action to join us and acting as critical, participatory and involved subjects in the fight for transform that reality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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