Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TamaroChagasMendes_tcc.pdf858,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAmorim, Ana Cecília Ferreira de-
dc.contributor.authorMendes, Tâmaro Chagas-
dc.identifier.citationMENDES, Tâmaro Chagas. Conhecimento e atitudes do professor para manejo e ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). 2015. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se como um padrão persistente de desatenção e/ou impulsividade-hiperatividade que causa significativo prejuízo ao desenvolvimento do indivíduo. Nas crianças em idade escolar o desempenho acadêmico é profundamente afetado. Por isso, no tratamento interdisciplinar destas crianças, a participação do professor é crucial. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento e as atitudes do professor para ensinar e manejar o comportamento do aluno com TDAH. Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de Ipatinga, Minas Gerais. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas possuem conhecimento das características sintomáticas do transtorno e executam ações apropriadas para lidar com as dificuldades de aprendizagem e de comportamento das crianças. Isto é, apresentam conhecimento satisfatório sobre o TDAH e atitudes adequadas para ensinar e manejar o comportamento do aluno. Entretanto, sugere-se a realização de outros estudos com amostras maiores e envolvendo a rede privada de ensino, população pouco estudada sobre esta temática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - atitudespt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleConhecimento e atitudes do professor para manejo e ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T11:34:22Z-
dc.date.available2017-01-05T11:34:22Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15460-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons