Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElianePereiraDeCarvalhoAraujo_tcc.pdf847,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no 5º ano do ensino fundamental : o que os professores pensam a respeito?
Autor(es): Araújo, Eliane Pereira de Carvalho
Orientador(es): Silva, Simone Cerqueira da
Assunto: Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: ARAÚJO, Eliane Pereira de Carvalho. O processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no 5º ano do ensino fundamental: o que os professores pensam a respeito? 2015. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a concepção docente a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Ela propõe conhecer as concepções destes professores, a partir de reflexões que os mesmos fazem sobre sua prática, formação e inclusão de alunos com deficiência intelectual (DI). Foi realizada uma pesquisa de campo, fundamentada no método qualitativo, com a participação de duas professoras, uma regente de turma regular do 5º ano do ensino fundamental e a outra professora da sala de recursos – AEE, ambas trabalham com alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi feita em uma escola da rede estadual de MG, na cidade de Ipatinga, situada na periferia da cidade, onde há uma diversidade de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, econômica e uma quantidade significativa com NEE. Foram utilizados dois instrumentos, um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semi estruturada com objetivo de saber o que as pesquisadas conhecem sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno com DI (deficiência intelectual) no ensino regular, assim como seu papel neste processo, como acontece a inclusão do aluno com DI e qual é a perspectiva que as mesmas têm em relação à deficiência intelectual. Os resultados indicam que as participantes consideram a deficiência intelectual um dificultador, mas não um impedimento no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, pois se for garantido ao aluno com DI condições e recursos adequados ele aprenderá e se desenvolverá de acordo com sua singularidade. Os alunos com NEE precisam ter seus direitos respeitados, as políticas públicas são insuficientes, as turmas são compostas por um número muito grande de alunos, dificultando assim o trabalho do professor, falta recursos humanos capacitados dentro das salas de aula para auxiliar o trabalho do regente, os desafios são grandes e envolvem investimentos públicos, adaptações estruturais, formação e capacitação profissional, há uma preocupação com a formação continuada e a forma como os alunos com DI estão sendo incluídos no ensino regular. Mesmo com iniciativas inclusivas esta escola ainda não inclui seus alunos, eles estão integrados ao sistema regular de ensino.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons