Título: | Repensando as práticas pedagógicas na EJA como condição de permanência dos alunos na escola |
Autor(es): | Brito, Luciana Souza de Silva, Marcos Sousa da Fagundes, Ruth Terezinha Leite Conceição, Severina Helena da |
Orientador(es): | Lopes, Ruth Gonçalves de Faria |
Coorientador(es): | Brandão, Lucia de Carvalho |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 2º Segmento : Experiêcias pedagógicas em EJA - Práticas Pedagógicas |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Práticas pedagógicas Evasão escolar |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | BRITO, Luciana Souza de et al. Repensando as práticas pedagógicas na EJA como condição de permanência dos alunos na escola. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho trata da questão das práticas pedagógicas do professor relacionada a sala de aula na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Mediante a exposição dessa realidade educacional, da qual tomamos conhecimento mais de perto, isto é, mais concretamente, com estudos desenvolvidos no decorrer da elaboração do projeto de intervenção local (PIL), entendemos a necessidade de que devemos ter um “olhar” para o cenário escolar na vertente da educação de jovens e adultos e focalizar o professor e sua prática pedagógica. Este trabalho tem a finalidade de contribuir para um repensar do educador atuante nas classes da EJA, fazendo com que o mesmo reflita sobre a sua prática, especialmente como formadores de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Portanto, é fundamental considerar que as propostas metodológicas sejam diferenciadas e capazes de atender às necessidades . Dessa forma, foi fundamental neste projeto, conhecer e discutir o perfil dos alunos da EJA, onde para isso foi realizado um estudo preliminar junto aos alunos e os professores da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Valparaíso de Goiás. Os resultados apontam que a diversidade geracional e cultural está presente nesta modalidade e que existe a precisão de um ambiente escolar organizado com possibilidade de diálogo e compreensão das especificidades que caracterizam cada educando da EJA. |
Abstract: | This paper addresses the issue of teacher's pedagogical practices related to classroom in the Youth and Adult Education - EJA. By exposure this educational reality, which we take a closer knowledge, that is, more specifically, studies developed during the preparation of local intervention project (PIL), we understand the need that we must have a "look" for the school setting in the aspect of adult education and focus on the teacher and their practice. This work aims to contribute to a rethinking of the educator active in the adult education classes, making it reflect on their practice, especially as citizens of trainers aware of their role in society. Therefore, it is essential to consider the methodological proposals are differentiated and able to meet the needs. Thus, it was important in this project, meet and discuss the profile of adult education students, to where it was carried out a preliminary study to the students and school teachers. The survey was conducted in a public school in the municipal Valparaíso de Goiás. The results show that the generational and cultural diversity is present in this mode and that there is the precision of a school environment organized with the possibility of dialogue and understanding of the specificities that characterize each educating the EJA. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos, 2014-2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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