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dc.contributor.advisorFernandes Neto, Erivaldo-
dc.contributor.authorLandim, Edna Farias Castro Paes-
dc.identifier.citationLANDIM, Edna Farias Castro Paes. A inclusão escolar de estudantes com deficiência de acordo com os professores de uma escola de Carinhanha-BA. 2015. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Teve início na década de 1970, envolvendo muito mais que as pessoas com deficiência, envolvendo também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com deficiência na classe regular. Com esta pesquisa, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas classes da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, em que a maioria dos alunos, não apresenta tais necessidades. Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender a essa clientela. A escola no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão elitista da educação onde a escolarização é privilégio de um grupo – uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidenciou o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleA inclusão escolar de estudantes com deficiência de acordo com os professores de uma escola de Carinhanha-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T10:24:24Z-
dc.date.available2017-01-05T10:24:24Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15454-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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