Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuaraMariaResendedeAraujo.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adequação dos sistemas contábeis no processo de convergência às normas internacionais : um estudo de caso no Governo Federal
Autor(es): Araújo, Luara Maria Resende de
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Convergência contábil
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Setor público
Contabilidade pública
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: ARAÚJO, Luara Maria Resende de. Adequação dos sistemas contábeis no processo de convergência às normas internacionais: um estudo de caso no Governo Federal. 2015. 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Em razão de o sistema de informação contábil ter papel relevante na construção do processo de decisão dos gestores públicos, e dado o novo ambiente de mudanças que objetiva dar efetividade à contabilidade aplicado ao Setor Público como fonte de informações, o presente do estudo tem como objetivo analisar como os sistemas contábeis do Setor Público vêm sendo adequados para atender ao processo de convergência da contabilidade pública brasileira aos padrões contábeis internacionais. Para tratar a questão da pesquisa, foi efetuado estudo de caso no Sistema Integral de Administração Financeira – SIAFI do Governo Federal, analisando os módulos que compõem o subsistema contábil antes de depois das adequações efetuadas para atender aos novos padrões contábeis. Os achados do estudo mostram que houve mudanças estruturais no SIAFI Operacional, passando de quatro para três módulos, e que a exclusão do módulo Equações se deu em razão de as novas demonstrações contábeis passarem a ser consultadas no Siafi Web. Nos módulos remanescentes, foi incluído um parâmetro de Indicador de Superávit Financeiro no módulo Demonstra e duas transações no módulo Encerrano, para permitir novas consultas e verificar a estrutura e as nomenclaturas do novo plano de contas. Duas transações foram retidas no módulo Integração, em razão de já estarem em desuso antes mesmo das mudanças efetuadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons