Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15428
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DianaDeOliveiraCosta_tcc.pdf652,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O espaço da afetividade no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular
Autor(es): Costa, Diana de Oliveira
Orientador(es): Dias, Sueli de Souza
Assunto: Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Crianças - desenvolvimento
Afetividade
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: COSTA, Diana de Oliveira. O espaço da afetividade no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. 2015. vi, 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2015.
Resumo: A presente monografia ressalta a afetividade no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. O trabalho pretende contribuir e ampliar a reflexão sobre a afetividade e a interação entre crianças com necessidades educacionais especiais, seus colegas e professores. Tem como principal objetivo verificar e analisar, no contexto pedagógico de uma escola de educação inclusiva, do Ensino Fundamental, como se dá o desenvolvimento e expressão da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem desses alunos. O trabalho foi realizado com base na metodologia qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo com seis professores que atuam ou já atuaram com crianças com deficiência. A intenção foi verificar como os professores têm compreendido e trabalhado a questão da afetividade no contexto escolar inclusivo e, paralelo ao tema principal, como têm percebido a interação deles próprios e das crianças com alunos com deficiência. Os resultados demonstraram que existem várias falhas no processo, e alguns desafios a serem enfrentados, entretanto, por meio de um trabalho comprometido com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, utilizando metodologias adequadas, exercitando a afetividade e estimulando-a entre os alunos, os professores demonstram que é possível contribuir para uma educação inclusiva com mais qualidade, especialmente, tendo a afetividade como pano de fundo que deve perpassar o cotidiano escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons