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dc.contributor.advisorGuimarães, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.authorFernandes, Cleidemar Correia Costa-
dc.identifier.citationFERNANDES, Cleidemar Correia Costa. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual: a perspectiva do professor. 2015. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a compreensão docente a respeito do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Além disso, pretendeu identificar os desafios que se apresentam ao professor no contexto da inclusão escolar e compreender aspectos que influenciam na concepção que o professor tem sobre inclusão. Fundamentou-se na abordagem qualitativa, tendo como principal instrumento a entrevista semiestruturada e as observações em sala de aula. Os resultados revelaram que as professoras entrevistadas conceituam a inclusão escolar como uma oportunidade das pessoas com necessidades educacionais especiais terem acesso e permanência à escola, com direito a interagir com os pares, a aprenderem e se desenvolverem. Para elas, além da experiência docente, outro aspecto que influencia na concepção sobre a inclusão está baseada na relação dialógica entre os professores que atuam com o aluno com desenvolvimento atípico. Dentre os desafios enfrentados pela escola, especialmente em se tratando do aluno com deficiência intelectual, foram mencionadas a formação/capacitação; a vocação, aptidão para lecionar e para lidar com pessoas; o desconhecimento das limitações apresentadas pelos alunos com necessidades educacionais especiais; o apoio da escola; a adaptação das atividades; a falta de instrução dos pais e a falta de acessibilidade no que se refere à estrutura arquitetônica. Observa-se que as professoras entrevistadas entendem que a aluna com deficiência intelectual está aprendendo e se desenvolvendo quando ela age com autonomia diante de uma necessidade ou situação de conflito. Além disso, abordam as suas reações de significação ao conteúdo e a interação com os colegas como aspectos que demonstram avanços no seu desenvolvimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação especialpt_BR
dc.titleAprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual : a perspectiva do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T12:17:06Z-
dc.date.available2017-01-04T12:17:06Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15427-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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