Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlavianaAlvesRSantosMedeiros_tcc.pdf891,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da importância da família no desenvolvimento e na aprendizagem da criança com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Santos, Flaviana Alves Rodrigues dos
Orientador(es): Viana, Maria Tereza Barros
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: SANTOS, Flaviana Alves Rodrigues dos. Análise da importância da família no desenvolvimento e na aprendizagem da criança com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Considerando a família como um dos principais contextos do desenvolvimento da criança, o objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da família no processo de desenvolvimento e na aprendizagem da criança com TDAH. Esta é uma pesquisaqualitativa, delineada sobargumentos teóricos e descritivos. Inicialmente, debate-se as necessidades educacionais especiais e o TDAH. Em seguida, analisa-se a contextualização do desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural de Vigotsky, relacionando-os com TDAH e inclusão escolar. Por fim, abordou-se a família como principal contexto do desenvolvimento e sua importância na formação do indivíduo com TDAH.Napresente pesquisa, os professores relataram problemas de atenção na maioria das crianças, além de problemas comportamentais, problemas de aprendizagem e problemas familiares que podem interferir na aprendizagem das crianças. Os pais relataram problemas de aprendizagem, presença de hábitos orais deletérios que podem representar problemas psicológicos associados, além de alterações de sono e de comportamento. Ambos relataram a participação ativa da maioria dos pais na vida escolar das crianças. Devido ao grande número de crianças quefazem o uso de medicamento para o transtornosem a realização deoutro tratamento, destaca-se a necessidade de um acompanhamento multiprofissionalpara a criança e para a sua família.Sendo assim,com base nos dados observados, pode-seafirmar a importância de um trabalho direcionado à orientação dos pais e uma capacitação aos professores sobre o TDAH e suas possibilidades de tratamento. Para tanto, ressaltamos a necessidade de um estreitamento de laços entre a saúde e a educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons