Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FatimaMariaDeCastro_tcc.pdf616,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da APAE frente à inclusão de estudantes com deficiência na rede pública de ensino em Carinhanha-BA
Autor(es): Castro, Fátima Maria de
Orientador(es): Fernandes Neto, Erivaldo
Assunto: Educação especial
Inclusão escolar
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: CASTRO, Fátima Maria de. O papel da APAE frente à inclusão de estudantes com deficiência na rede pública de ensino em Carinhanha-BA. 2015. 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar o serviço de educação especial ofertado pela organização da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), inserido no processo de educação inclusiva como auxiliar da rede pública de ensino, verificando as dificuldades e barreiras encontradas na transição da escola especial para a escola regular. A partir de parâmetros teóricos a pesquisa foi realizada em duas instituições: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carinhanha- Apae e uma instituição pública de ensino de Carinhanha, tendo por referencial a legislação atual fundada em princípios de cidadania, e com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa foi determinada em três eixos principais, que são: 1. Socialização; 2. Acessibilidade; 3 Aprendizagem. Tendo por público alvo o estudante com deficiência intelectual.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons