Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NilvanyAlvesGonçalvesDeAndrade_tcc.pdf832,32 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorAndrade, Nilvany Alves Gonçalves de-
dc.identifier.citationANDRADE, Nilvany Alves Gonçalves de. EJA: como instrumento de emancipação e validação da cidadania. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente Projeto de Intervenção Local, propõe uma nova visão, uma reflexão da escolarização em nossa comunidade escolar, que venha possibilitar ao alunado perceber, valorizar o ensino como instrumento equidistante ao trabalho. Tendo como ponto de partida observações, inquietações do professor pesquisador, como docente do Município de Valparaíso de Goiás, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, onde leciona História. Além do desejo de realizar estudos para investigar se e como o mundo do trabalho pode fazer parte do processo formativo na EJA, para que estes alunos integrem-se nesse contexto; E com base nesses estudos encontrar uma temática voltada à reflexões e instrumentos que amenizem o modelo educacional da EJAT nesta comunidade escolar, e consequentemente elaborar uma proposição a ser apresentada à uma Instituição de Ensino, local, que disponha apostar na ideia de desenvolver o PIL em construção e fase de avaliação e/ou apreciação. Conscientizar que a educação, alinhada ao trabalho, é a partícula responsável por reduzir o abismo de negação de direitos e exclusões que caracteriza os alunos da EJAT, aos menos favorecidos. O desejo é materializar uma escola voltada para ações pedagógicas direcionadas para o aluno do EJAT, levando-o a ampliar sua percepção da realidade a fim de sentir o desejo de transformá-la. A pesquisa, baseada na coleta qualitativa de dados, objetivou sustentar a realidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, suas necessidades e anseios enquanto sujeitos desacreditados, produtos de uma trajetória de negação dos direitos básicos à vida, em efeito de protelar sua formação na Educação Básica e consequentemente no mercado de trabalho. Por meio deste Projeto de Intervenção Local, reconhece-se a importância de considerar a ideia de educar para a vida, de repensar o conceito de trabalho no campo da Educação, conceber que não há como considerar, promover a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores separada da realidade, do contexto histórico, social, econômico e cultural desses “alunos”, da condição básica e fundamental da vida humana, o TRABALHO. Paulo Freire defendia uma Educação popular baseada na pedagogia libertadora, que buscasse a autonomia dos alunos oprimidos em virtude das consequências da realidade social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT)pt_BR
dc.subject.keywordQualificações profissionaispt_BR
dc.titleEJA : como instrumento de emancipação e validação da cidadaniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T10:16:45Z-
dc.date.available2017-01-04T10:16:45Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15416-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoBrandão, Lucia de Carvalho-
dc.description.abstract1This Local Intervention Project, proposes a new vision, a reflection of education in our school community, which will enable the student body realize, boosting education as equidistant tool to work. The starting point observations, concerns the research professor, as a teacher of the Municipality of Valparaíso de Goiás, in Elementary Education and Youth and Adult Education, where he teaches history. Besides the desire to carry out studies to investigate whether and how the world of work can be part of the educational process in adult education, so that these students integrate themselves in this context; And based on these studies he finds a theme focused on ideas and instruments that mitigate the educational model of EJAT on this school community, and consequently draw up a proposal to be presented to one education institution, site provided to bet on the idea of developing the PIL in construction and assessment phase and / or appreciation. Awareness that education, in line with the work is the particle responsible for reducing the gap denial of rights and exclusions featuring students of EJAT, to the poor. The desire is to materialize a school focused on educational actions directed to the student's EJAT, leading him to broaden their perception of reality in order to feel the desire to transform it. The research, based on qualitative data collection, aimed to sustain the reality of the students of the Youth and Adult Workers Education, their needs and desires as subjects discredited, products of a history of denial of basic rights to life, in effect delaying its formation in Basic Education and consequently in the labor market. Through this Local Intervention Project, it recognizes the importance of considering the idea of educating for life, to rethink the concept of work in the field of Education, imagine that there is no way consider, promote Education for Youth and Adults separated Workers the reality of the historical, social, economic and cultural context of these "students", the basic and fundamental condition of human life, the WORK. Defended Paulo Freire a popular education based on liberating pedagogy, and seek autonomy for oppressed students because of the consequences of social reality.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º, 2º e 3º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipaçãopt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons